botão fale conosco

Agenda cultural

Programação para toda a família

Os melhores livros infantis de 2018

Preparem a poltrona, o sofazinho, cama, rede ou cantinho da leitura: chegou a hora de conferir os melhores livros infantis de 2018, selecionados pela Leiturinha (leiturinha.com.br/blog)! O clube do livro, que já faz a curadoria das histórias para mais de 130 mil famílias e seus pequenos leitores, resolveu compartilhar o que rolou de especial no universo da literatura infantil no Brasil e no mundo.

O blog leiturinha selecionou 30 títulos, dos quais nós vamos colocar aqui os dez primeiros. Serão três postagens, sempre com dez títulos.

Então, boa leitura.

 

1. Meu Amigo Dinossauro

Editora: Ciranda Cultural
Ilustração: Stuart Lynch
Categoria: Leitores de Berço

Que tal um mundo onde os dinossauros são gentis e muito engraçados? Na literatura e no mundo da imaginação, tudo isso é possível! Com este livro, os pequenos irão ter contato com diferentes texturas e cores e, por meio do texto poético, ouvirão sobre valores essenciais à vida, como a amizade.

 

2. Vamos Brincar de Esconde-Esconde!

Editora: Happy Books
Categoria: Leitores de Berço

Este é um Lançamento Exclusivo Leiturinha! Atrás das folhas, do feno e das flores estão escondidos muitos animais! Os pequenos irão se divertir ao encontrá-los, brincando com as abas. Os livros de pano têm uma função importante na biblioteca inicial dos pequenos, a de agregar elementos lúdicos e sensoriais, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores dos bebês.

 

Coleção: Livro Chocalho

Editora: Yoyo
Categoria: Leitores de Berço

Um livro para ser mordido, fazer barulho e soltar a imaginação! Sua interatividade e seu tamanho são perfeitos para as pequenas mãozinhas dos bebês. As ilustrações em contraste atraem a atenção dos bebês que nesta fase ainda estão em processo de desenvolvimento da visão. Além disso, o chocalho atrelado ao mordedor são elementos fundamentais no primeiro ano de vida!

 

4. A Fazendinha Maluca

Editora: Melhoramentos
Autor: Ziraldo
Categoria: Leitores de Berço

Nossa equipe trouxe o primeiro livro de banho do clássico Bebê Maluquinho, do renomado autor brasileiro Ziraldo. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha e, através dele os pequenos tiveram contato com a literatura brasileira com um livro brinquedo, acessível aos bebês. A fazendinha é um lugar cheio de amigos animais para brincar, mas o Bebê Maluquinho aprontou uma confusão danada! Um livro para ser molhado, dobrado, mordido e amassado por pequenas mãozinhas, sendo um verdadeiro companheiro de artes. (Saiba mais sobre este título em Ziraldo para bebês: Um livro de banho muito maluquinho!).

 

5. Gato Preto, Gata Branca

Editora: Carochinha
Autora: Silvia Borando
Categoria: Leitores de Berço

Este é outro Lançamento Exclusivo Leiturinha! O conteúdo deste livro favorece o desenvolvimento dos pequenos devido aos contrastes. Este não é um livro-brinquedo (pano, banho, com texturas) e, portanto, a leitura compartilhada é essencial, o que fortalece os vínculos afetivos e desenvolve no pequeno a familiaridade com as pequenas narrativas com começo, meio e fim. (Saiba mais sobre este título em Gato Preto, Gata Branca: Livros para crianças mais novas devem ser mais simples?).

 

6. Nhac!

Editora: Telos 
Autor: Canizales
Categoria: Leitores Brincantes

Quem comeu a folha? Nhac! Uma lagarta! E quem comeu a lagarta? Nhac! Uma aranha! Os pequenos deixarão a imaginação fluir com esta brincadeira acumulativa. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha e sua ilustração e projeto gráfico foram destaque este ano na famosa feira de livros infantis da Itália: Bologna Children´s Book Fair.

 

7. Meu Livro do Corpo

Editora: Catapulta
Autor: Nathalie Choux
Categoria: Leitores de Berço

Um livro informativo e bem diferente! Por meio de recursos sensoriais, os pequenos irão aprender sobre o corpo, os sentimentos e as brincadeiras. É muito importante que a criança descubra o seu corpo desde cedo e esta é a fase ideal para isto. Com a ajuda de um mediador, o momento da leitura será repleto de muita diversão e novos aprendizados!

 

8. O Segredo das Abelhas

Editora: Saber e Ler
Texto: Caroline Lara
Ilustrações: Andrei Marani
Categoria: Leitores de Berço

Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha, de autoria de Caroline Lara com ilustrações de Andrei Marani, dois mineiros apaixonados pela natureza! Seu formato diferenciado (e inédito aqui no Brasil) se abre como um tapete à medida em que a narrativa se passa, ampliando as ilustrações e formando um lindo cenário para brincadeiras! (Saiba mais sobre este título em O Segredo das Abelhas: Um livro para ler e brincar no chão).

 

9. Eu Acho que Vi um… Leão!

Editora: Saber e Ler
Autora: Lydia Nichols
Categoria: Leitores de Berço

Como encontrar um leão em uma loja de fantasias? E na livraria? É fácil! Basta puxar as abas para o leão aparecer. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha! Ao passar os dedinhos do pequeno leitor sobre os relevos, ele explora e desenvolve sua sensibilidade tátil.

 

10. Um Dia na Fazenda!

Editora: Brinque-Book
Autora: Yu-Hsuan Huang
Categoria: Leitores de Berço

É um dia comum na fazenda para Noé, de muito trabalho e diversão. Os pequenos podem participar da história por meio da interatividade presente nela, puxando as abas para ajudá-lo nas tarefas no campo.