botão fale conosco

NUTRIÇÃO

  

Quanto mais refeições "para viagem" na dieta da criança,

maior o risco de doenças cardíacas

 

Comprar comida de restaurante "para viagem" é uma alternativa para aqueles dias em que não há tempo para cozinhar. O que um estudo britânico descobriu é que, se a frequência dessa opção é alta durante a semana da criança, há maiores riscos de ela desenvolver doenças cardíacas. Isso porque as crianças que comiam refeições de restaurante mais de uma vez por semana tinham dieta menos nutritiva e eram menos saudáveis do que a daquelas que quase nunca as incluía.

A pesquisa acompanhou a rotina alimentar de 1948 crianças entre 9 e 10 anos, além de questioná-las sobre a frequência de consumo das refeições "para viagem" e fazer exames físicos e de sangue. Os pesquisadores eram da Universidade de Londres, na Inglaterra.

Entre os resultados, o estudo descobriu que quanto maior a frequência de refeições de restaurantes na dieta das crianças, maiores os níveis de colesterol e o peso delas. Além disso, as crianças que consumiam essas refeições mais de uma vez por semana tinham maior ingestão de calorias em geral, gorduras e gorduras saturadas. Enquanto isso, era mais baixo o consumo de amido proteína e micronutrientes, como vitaminas.

Tornando o restaurante saudável

Os resultados do estudo podem refletir a qualidade nutricional da alimentação de restaurantes nas cidades de Londres, Birmingham e Leicester, onde ele foi feito. Mas é possível comer saudável mesmo comprando comida fora de casa.

No restaurante por quilo: Antes de montar o prato, verifique todas as opções do buffet e escolha os alimentos mais saudáveis "mentalmente", antes de começar a por no prato. Outra dica é estar atento ao tamanho do prato que o restaurante dispõe: geralmente eles são maiores do que se tem em casa

No prato executivo: O famosos PF (prato feito) executivo geralmente traz como opções alimentos fritos (bife à        milanesa ou à parmegiana, batatas fritas, polenta frita, entre outros). Uma forma de deixá-los mais saudáveis é trocar tais alimentos por opções grelhadas (no caso das carnes), por purê de batata ou batata assada, ou polenta cozida. Ao pedir um prato executivo, também é importante atentar-se à quantidade do mesmo.